No dia 10 de junho de 2019 aconteceu o Seminário Globalismo. As palestras ocorreram no auditório Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty, e o evento foi organizado pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e pelo Ministério das Relações Exteriores. Os palestrantes abordaram os vários aspectos do globalismo, de forma a compor um amplo panorama sobre as principais características deste processo.

O evento contou com apresentação de Roberto Goidanich, Presidente da FUNAG, e palestra de abertura do Ministro Ernesto Araújo. Também palestraram Filipe G. Martins, Assessor Internacional da Presidência da República, a Deputada Federal Christine Nogueira dos Reis Tonietto, Ludimila Lins Grilo, Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Christopher Buskirk, Editor do site American Greatness, Flávio Morgenstern, editor do Senso Incomum, e Alexandre Costa, autor dos livros “Introdução à Nova Ordem Mundial”, “Bem-vindo ao Hospício” e “O Brasil e a Nova Ordem Mundial”.

Além dos palestrantes, a mesa contou com a presença da Secretária de Comunicação e Cultura do MRE, embaixadora Márcia Donner Abreu e a Diretora do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota.

Abertura de Roberto Goidanich, Presidente da FUNAG e palestra do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo:

Palestra do Assessor Internacional da Presidência da República, Filipe G. Martins: “Globalismo: teoria da conspiração ou fenômeno político observável”.

Palestra da Deputada Federal Christine Tonietto (PSL/RJ): “Educação globalista e a proposta de secundarizar as instituições”.

Palestra da Juíza de Direito Ludimila Grilo: “Ativismo judicial a serviço do globalismo”.

Palestra do editor da Revista American Greatness, Chris Buskirk: “How globalism threatens national sovereignty, self-determination, and individual liberty”.

Palestra do editor do escritor, analista político e editor do site Senso incomum, Flávio Morgenstern: “Democracia, povo e representatividade na era do globalismo”.

Palestra do escritor Alexandre Costa, autor dos livros Introdução à Nova Ordem Mundial, Bem-vindo ao Hospício e O Brasil e a Nova Ordem Mundial: “A evolução do globalismo”.

O Seminário Globalismo também promoveu um debate entre os palestrantes, membros do governo e da sociedade:

Minha palestra, “A evolução do globalismo” (ou “Os ciclos globalistas”) está disponível também no meu canal do You Tube, dividida em duas partes:

Os ciclos globalistas – Parte 1:

Os ciclos globalistas – Parte 2:

Aproveite e inscreva-se no canal: www.youtube.com/c/AlexandreCosta

Bibliografia sugerida pelo professor Filipe G. Martins, assessor especial para Assuntos Internacionais do presidente da República:

  • Yuval Noah Harari – Homo Sapiens
  • Yuval Noah Harari – Homo Deus
  • Yuval Noah Harari – 21 Lições para o Século 21
  • Todd Huizinga – The New Totalitarian Temptation: Global Governance and the Crisis of Democracy in Europe
  • John Fonte – Sovereignty or Submission: Will Americans Rule Themselves or Be Ruled by Others
  • Derek Heater – World Citizenship and Government: Cosmopolitan Ideas in the History of Western Political Thought. New York: St. Martin’s Press.
  • James A. Yunker – The Idea of World Government: From Ancient Times to the Twenty-First Century. London and New York: Routledge Global Institutions Series, 2011.
  • Strobe Talbott – The Great Experiment: The Story of Ancient Empires, Modern States, and the Quest for a Global Nation
  • Marc. F. Plattner – Democracy Without Borders? – Global Challenges to Liberal Democracy
  • Manfred B. Steger – The rise of the global imaginary: political ideologies from the French Revolution to the global war on terror, Oxford University Press, 2008.
  • Manfred B. Steger – Globalisms: The Great Ideological Struggle of the Twenty-first Century
  • Paul James and Manfred B. Steger – Ideologies of globalism, Sage, 2010
  • Paul James – Globalism, Nationalism, Tribalism: Bringing Theory Back In — Volume 2 of Towards a Theory of Abstract Community. London: Sage Publications.
  • Dani Rodrik – How Far Will Economic Integration Go? Journal of Economic Perspectives 14 (1): 177-86.
  • David Mitrany – The progress of international government. London: G. Allen & Unwin. OCLC 4701730.
  • Alexander Wendt – Why a World Government is Inevitable?
  • Olavo de Carvalho – O Jardim das Aflições
  • Antonio Negri e David Hardt – Império
  • Pascal Bernardin – Maquiavel Pedagogo
  • Yoram Hazony – The Virtue of Nationalism
Seminário Globalismo

4 thoughts on “Seminário Globalismo

  • Julho 23, 2019 at 12:33 am
    Permalink

    Oi Alexandre, surgiu algumas dúvidas, se possível, me esclareça:

    Posso definir globalismo como uma ideologia que visa instrumentalizar a globalização objetivando projeto de poder ou a criação de uma governança global. É isso?

    Já a globalização, posso definir tendo tais características: A mundialização da produção e do sistema financeiro; a ampliação do círculo produtivo das empresas transnacionais (repare que pouco se fala em multinacionais em nosso mundo atual, já que a produção não está mais concentrada em um único país, o que mostra clara divisão das etapas produtivas); a preocupação internacional com o meio ambiente; a exaltação do mercado livre, sem que o Estado coloque obstáculos nas iniciativas econômicas; a internacionalização da publicidade no incentivo ao consumo, com consequente criações de novas necessidades de vida; o deslocamento populacional para regiões do hemisfério Norte; a fusão de empresas e o consequente crescimento especulativo mundial no mercado de ações; a padronização cultural e de valores; o avanço de tecnologias e dos sistemas de comunicação, tais como internet, trens velozes e telefonia, entre outros. Essa definição da globalização é adequada?

    Já a Nova Ordem Mundial, posso definir como um fenômeno que abarca o globalismo cujo objetivo é a destruição dos pilares da civilização ocidental: filosofia grega (alta cultura); direito romano (a jurisprudência, o direito a propriedade, etc) e a moral-judaico cristã ( a consagração dos valores universais, da moral objetiva, etc). Além do mais, posso abordar que a Nova Ordem Mundial se reduz as três iniciativas totalitárias sendo o movimento comunista internacional e seus tentáculos; o movimento islâmico e os globalistas metacapitalistas. É isso?.

    Por favor, me esclareça as diferenças entre Globalização, Globalismo e a Nova Ordem Mundial. Assinei a revista Terça Livre e li teu artigo lá. Parabéns pelo trabalho. Fica com Deus.

    Att,
    Tiago.

    Reply
    • Março 13, 2020 at 8:44 pm
      Permalink

      Boa tarde, Thiago. Seu comentário foi respondido na live do YouTube.

      Reply
  • Março 30, 2020 at 11:31 am
    Permalink

    É ao mesmo tempo confortador a gente saber que não está só nessa luta contra o Globalismo e também sinto uma desesperança com relação a muitos que insistem na teoria da Conspiração…explico. Meu filho de 29 anos está quase terminando um doutorado em História na Universidade de Lisboa, em História do Brasil, e eu nem posso conversar sobre o assunto sem ser ridicularizada… é triste!

    Reply
    • Maio 13, 2020 at 12:22 pm
      Permalink

      É triste mesmo, Ana. As pessoas abandonaram a percepção da realidade e preferem ouvir as fábulas, exatamente como a profecia Bíblica. Mas vamos em frente.

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *